ENTEROSCOPIA

VIDEOENTEROSCOPIA COM BALÃO ÚNICO

A videoenteroscopia assistida por balão é um exame no qual o aparelho similar aos demais endoscópios, é introduzido através da boca (via anterógrada) e/ou do ânus (via retrógrada) para o diagnóstico e tratamento de lesões do intestino delgado.

O aparelho é similar ao endoscópio ou colonoscópio, sendo mais longo. Ele desliza dentro de um tubo (overtube) para auxiliar a progressão por todo o intestino delgado. O procedimento é realizado sob sedação, analgesia ou anestesia geral venosa para reduzir o desconforto e dura cerca de 1 – 2 horas.
 
É necessário o preparo dos cólons através da ingestão por via oral de soluções recomendadas, de modo similar ao preparo para colonoscopia.
1) Este exame está indicado nos casos de sangramento, em que o estômago e intestino grosso (cólon), foram descartados por endoscopia e colonoscopia normais, como local do sangramento, assim como para o possível tratamento do sangramento, através de clipagem, caterização com argônio ou esclerose através de agulhas e substâncias esclerosantes.
2) Nas doenças inflamatórias do intestino delgado, para diagnóstico (biópsias), exclusão de neoplasias e tratamentos como polipectomias ou dilatação das estenoses.
3) O método permite a realização de tratamentos endoscópicos como hemostasia do sangramento, retirada de pólipos ou dilatação de estenoses (redução da luz do intestino delgado).
4) Este exame também está indicado quando a colonoscopia convencional for incompleta por dificuldade de progressão do aparelho.
5) Nos pacientes submetidos a cirurgias abdominais que modificam o trato digestório como, por exemplo, cirurgia bariátrica, a videoenteroscopia permite o exame e tratamento endoscópico de lesões localizadas nos segmentos não alcançados através dos endoscópios convencionais como o estômago na cirurgia de Capella e a via biliar nas gastrectomias com recontituião em Y de Roux. (VIDE NESTE SITE AULA: APLICAÇÕES CLÍNICAS DA VIDEOENTEROSCOPIA)
Podem ocorrer complicações associadas à sedação ou similar aos demais exames endoscópicos como náuseas, dor, vômito ou sangramento. Nos pacientes com cirurgia abdominal ou ginecológica o exame pode ser mais difícil e/ou mais doloroso.
 
Pode ocorrer elevação transitória da enzima amilase após o exame. Embora raramente, podem ocorrer complicações como pancreatite aguda ou perfuração. No caso de perfuração, pode ser necessário cirurgia de urgência.
EXAME MARCADO PARA___/___/____ÀS_____HORAS
NO DIA ANTERIOR AO EXAME: DIA___/___/____.
 
1) DIETA: Não comer frutas e/ou verduras que contenham sementes, nem tomar leite ou derivados na véspera. Suspender qualquer medicação a base de sulfato ferroso, usado para tratamento de anemia.
2) 14 HORAS: Tomar 4 comprimidos de Lacto-purga® (Bisacodil 5mg) via oral.
4) 17 HORAS: Misturar um frasco de Duphalac® (lactulose), com 800ml de suco de cor clara e tomar um copo a cada 20 minutos.
4) SE NAÚSEAS OU VÔMITOS: Tomar um comprimido sublingual de Vonau®(Nausedron) 8 mg.
5) INGESTÃO DE GRANDE QUANTIDADE DE LÍQUIDOS (água, sucos, chá, água de coco, refrigerantes) durante todo período após início do preparo.
 

 
NO DIA DO EXAME: DIA___/___/____.
 
1) JEJUM ABSOLUTO
2) 6:30 HORAS: Misturar um frasco de DUPHALAC em 800ml de suco de cor clara e tomar um copo a cada 20 minutos.
3) COMPARECER À CLÍNICA GASTRO SALUSTIANO: À partir das 8 horas da manhã ou no horário pré-estabelecido com a secretária.
 
IMPORTANTE
 
Caso faça uso de anticoagulantes como, Marevan®, Marcoumar®, ASS®, Dindevan®, Couomadin®, Plavix®, Plagrel®, Iscover®, Ticlid® ou similares, favor notificar o médico e enfermagem da clínica antes do início do exame.
 
TERMO DE CONSENTIMENTO: 

ESPECIALIDADES