COLONOSCOPIA

A colonoscopia é o exame visual da mucosa do intestino grosso, em busca de anormalidades. Um tubo flexível (colonoscópio), com uma câmera na ponta, que emite as imagens do intestino para uma televisão, é introduzido pelo ânus, passando pelo reto, sigmoide, cólons descendente, transverso e ascendente, chegando até o ceco, e na maioria casos são possíveis à inspeção do segmento distal do intestino delgado (íleo terminal), as imagens são gravadas em vídeo e fotografadas.

1) Um tubo flexível é inserido e avança de forma lenta pelo reto, sigmoide, cólon e íleo terminal. As imagens são transmitidas e visualizadas em um monitor. Durante a colonoscopia é possível realizar a retirada de lesões, pólipos ou mesmo a realização de biópsias por meio de pinças adequadas.
 
2) Para maior conforto e segurança contamos com o que há de mais moderno em suporte e monitorização. Nestas condições, o procedimento é praticamente indolor. Em alguns casos a colonoscopia pode ser realizada sem sedação (a pedido do paciente) ou sob anestesia geral (por exemplo, em crianças).
 
3) O exame tem duração aproximada entre 20 e 30 minutos. Dependendo da necessidade de algum procedimento associado, como biópsia, por exemplo, este tempo pode aumentar. Devido à sedação/anestesia recebida, é indispensável a presença de um acompanhante.
 
4) As biópsias e coletas de material para cultura serão realizadas sempre que seu médico assistente ou se o médico endoscopista responsável pelo seu exame julgarem necessário, por exemplo: pólipos, úlceras gástricas, infecções, tumores. Estes procedimentos são feitos por meio da passagem de uma pinça pelo interior do aparelho, com coleta de pequenos fragmentos da mucosa. Estes fragmentos são enviados ao Serviço de Anatomia Patológica ou Laboratório para os estudos que forem necessários.
 
5) Antes do exame e após, médicos e enfermeiras da clínica estarão à sua disposição para esclarecimento de dúvidas.
 
6) É importante que você informe sobre exames realizados anteriormente, se tem alergias ou se já apresentou reações a algum tipo de medicação.
 
7) Será necessária a assinatura de um termo de consentimento, autorizando a realização do exame e da sedação ou anestesia.
Para avaliação de:
1) Diagnóstico de diarreias crônicas
Dor abdominal de origem desconhecida
Sangramento retal
2) Constipação
3) Suspeita de neoplasias
4) Divertículos
5) Colite actínica
6) Colite isquêmica
7) Endometriose
8) Hemorragia digestiva baixa
 
Além de:
1) Prevenção para o câncer de cólon e reto, de acordo com indicações médicas.
2) Seguimento depois de retiradas de pólipos, cirurgia ou diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais.
Inteiramente domiciliar, salvo algumas exceções.
 
Após o agendamento, receberá por escrito todas as orientações e receita das medicações que deverão ser ingeridas, em casa, antes do exame.
 
Para permitir uma boa avaliação da mucosa, seu intestino deve estar livre de qualquer resíduo sólido, para isto, você deverá seguir rigorosamente o preparo que lhe for orientado.
 
É preciso ingerir uma quantidade maior de líquidos, os laxantes prescritos, um dia antes do exame. 
As complicações relacionadas à colonoscopia podem decorrer do preparo do colón, da sedação, do exame propriamente dito ou de procedimentos complementares realizados.
 
O preparo, que é variável nos diversos serviços, pode gerar intolerância gástrica que se refletirá em náuseas, vômitos e distensão abdominal. Como o preparo induz a uma diarreia, pode ocorrer desidratação e desequilíbrio dos eletrólitos.
 
As complicações relativas à sedação variam de uma flebite superficial até situações de maior gravidade com hipotensão arterial, bradicardia, depressão respiratória, broncoaspiração e parada cardiorrespiratória.
 
Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio, esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopias com finalidade diagnóstica, ressecção de pólipos pode acarretar em duas graves complicações: a perfuração e a hemorragia, tais eventos relacionam-se principalmente ao tamanho dos pólipos ressecados.
 
A perfuração ocorre, nas diversas series, com frequência de 0,03 a 1% das polipectomias e a hemorragia em cerca de 0,02% dos procedimentos, podendo acontecer no momento da ressecção do pólipo ou tardiamente até dias após.
EXAME MARCADO PARA___/___/____ÀS_____HORAS
NO DIA ANTERIOR AO EXAME: DIA___/___/____.
 
1) DIETA : Não comer frutas e/ou verduras que contenham sementes, nem tomar leite ou derivados na véspera. Suspender qualquer medicação a base de sulfato ferroso, usado para tratamento de anemia.
 
2) 14 HORAS: Tomar 4 comprimidos de lacto-purga® (Bisacodil 5mg) via oral.
 
3) 17 HORAS: Misturar 800ml de suco, cor clara, com 2 frascos de Duphalac®(lactulose), e beber um copo a cada 20 minutos.
 
4) SE NAÚSEAS OU VÔMITOS: Tomar um comprimido sublingual de Vonau®(Nausedron) 8 mg.
 
5) INGESTÃO DE GRANDE QUANTIDADE DE LÍQUIDOS(água, sucos, chá, água de coco, refrigerantes) durante todo período, após início do preparo.
 

 
NO DIA DO EXAME: DIA___/___/____.
 
1) JEJUM ABSOLUTO
 
2) COMPARECER À CLÍNICA UNOGASTRO: À partir das 7 horas da manhã ou no horário pré-estabelecido com a secretária.
 
IMPORTANTE
 
Caso faça uso de anticoagulantes como, Marevan®, Marcoumar®, ASS®, Dindevan®, Couomadin®, Plavix®, Plagrel®, Iscover®, Ticlid® ou similares, favor notificar o médico e enfermagem da clínica antes do início do exame.
 
1) Deverá permanecer em observação na clínica até a nossa liberação.
2) Na primeira hora, após término do procedimento, pode ocorrer câimbra ou inchaço.
3) No período de 12 horas, deverá permanecer sem dirigir qualquer tipo(s) de veículo(s) automotivo(s).
4) O uso de sedativo leva tempo para perder efeito, a recuperação completa esperada, apenas para o dia seguinte à realização do exame.
5) Paciente necessita de acompanhante.

PROCEDIMENTOS:

ESPECIALIDADES: